Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Memória descritiva do logo do grupo Enigma


O grupo Enigma criou um logótipo que, entre outras coisas que serão referidas mais à frente, levasse à associação do próprio nome do grupo. Ou seja, o nome Enigma remete-nos para algo que ainda está por descobrir. Foi por este motivo que decidimos substituir no nome do grupo o “i” por um “?” (ponto de interrogação) invertido.

A resolução de problemas, a harmonia e proximidade do grupo são factores que consideramos importantes, por isso mesmo decidimos que o nosso logo deveria conter uma tipologia sólida, perceptível e sem serifa, ou seja, uma fonte mais simples. Todos estes elementos tornam o nosso logo mais moderno.


O logo do grupo Enigma é composto por cinco cores que permitem uma boa legibilidade bem como um sentimento pacificador. As cores são: preto, verde, laranja, vermelho e cinzento. A cor preta foi escolhida por ser uma cor neutra e simples. A cor laranja indica sentimentos fortes entre os elementos do grupo, como por exemplo, a ambição pela conquista do sucesso. O vermelho indica grandes capacidades a nível mental pois sabemos que o grupo unido tem grandes capacidades para elaborar ideias e resolver os problemas dos nossos clientes. O verde está ligado às capacidades de cura. Isto é, o grupo Enigma sente-se capacitado de resolver qualquer tipo de proposta. A ideia do cinzento surgiu meramente pelo contraste que provoca com o preto.

Pretendemos com este logótipo fazer a ponte, ainda que enigmática, da relação de conhecimentos que a Agência de Comunicação possui e nos transmite e ainda os conhecimentos que o grupo vai colocar em prática. Os Enigma pretendem solidificar os seus conhecimentos e implementa-los nos trabalhos que terão de desenvolver ao longo de todo o estágio.

A imagem final do logótipo é moderna, simples e memorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário